Como ajudar adolescente estressado

  Mãe consolando sua filha adolescente estressada

Quando sua filha adolescente se sente estressada

Mãe observando sua filha adolescente estressada
Sua filha diz que está estressada. Você pensa: ‘Mas ela só tem 13 anos! Ela ainda nem faz ideia do que é estresse!’ Antes de dizer algo assim a sua filha, tente imaginar por que a vida parece tão complicada do ponto de vista dela.
POR QUE ACONTECE
Mudanças físicas. O corpo de uma menina muda de uma hora para outra durante a puberdade. Isso pode fazer com que ela fique bem ansiosa, especialmente se estiver atrasada ou adiantada em relação a outras meninas da mesma idade. Anna,* que hoje tem 20 anos, diz: “Eu fui uma das primeiras meninas da minha turma a usar sutiã, e isso me incomodava demais. Em comparação com minhas colegas, eu me sentia anormal, como se eu fosse um mutante!”
Mudanças emocionais. Karen, agora com 17 anos, relembra: “Era tão frustrante! De dia, eu estava muito feliz e, à noite, me acabava de chorar. Eu não sabia o que havia de errado comigo. Parecia que eu não conseguia mais controlar minhas emoções.”
O começo do ciclo menstrual. Uma jovem chamada Kathleen conta: “Minha mãe já tinha conversado comigo sobre isso, mas, ainda assim, minha primeira menstruação me pegou totalmente de surpresa. Eu me sentia suja o tempo todo e tomava banho a toda hora. Além disso, meus três irmãos mais velhos não paravam de me atormentar. Por algum motivo, eles achavam meu sofrimento engraçado.”
Pressão social. Marie, agora com 18 anos, relembra: “Entre meus 12 e 14 anos, a pressão dos colegas era muito forte. Na minha escola, os outros alunos maltratavam qualquer um que fosse diferente.” Anita, de 14 anos, diz: “Nessa idade, a gente precisa se sentir aceita pelos amigos. Dói muito ser deixada de lado.”
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Incentive sua filha a falar sobre o que a incomoda. A princípio, ela talvez não queira conversar sobre isso. Mas seja paciente e siga o conselho bíblico de “ser rápido no ouvir, vagaroso no falar”. — Tiago 1:19.
Não minimize as preocupações de sua filha. Lembre-se de que, por ser menos experiente, ela pode ter dificuldade em avaliar o que é realmente estressante — e mais dificuldade ainda em lidar com o estresse. — Princípio bíblico: Romanos 15:1.
Não sobrecarregue sua filha com muitas atividades extracurriculares. De acordo com o livro Teach Your Children Well (Eduque bem Seus Filhos), jovens que têm uma agenda lotada de compromissos “muitas vezes mostram sintomas de estresse, principalmente sintomas físicos como dores de cabeça e de estômago”. — Princípiobíblico: Filipenses 1:9, 10.
Certifique-se de que sua filha durma o bastante. Geralmente, os adolescentes não acham que dormir seja tão importante assim. Mas não dormir o suficiente afeta a capacidade de raciocínio de sua filha e, consequentemente, a habilidade dela em lidar com o estresse. — Princípio bíblico: Eclesiastes 4:6.
Ajude sua filha a encontrar maneiras saudáveis de aliviar o estresse. Para algumas meninas, exercícios físicos reduzem a ansiedade. A Bíblia reconhece: “O treinamento corporal é proveitoso.” (1 Timóteo 4:8) Para outras, manter um diário as ajuda a encarar o estresse de maneira equilibrada. Brittany, de 22 anos, relembra: “Quando eu era mais nova, costumava escrever sobre os problemas que não conseguia resolver. Aquilo me ajudava a entender meus sentimentos e a decidir se eu iria resolver ou esquecer o assunto.”
 o exemplo. Como você lida com o estresse? Você assume mais compromissos do que deveria e depois entra em desespero com tudo o que tem para fazer? Você trabalha a ponto de se esgotar e acaba não tendo tempo para as coisas mais importantes? “Seja a vossa razoabilidade conhecida”, diz Filipenses 4:5. Lembre-se de que sua filha adolescente observa o que você faz e vai copiar seu exemplo — seja ele bom ou mau.
[Nota(s) de rodapé]
Os nomes neste artigo foram mudados.
EXEMPLO DOS PAIS
Uma jovem chamada Laura conta: “Meu pai é um homem muito ocupado, mas, apesar disso, ele consegue ter uma atitude positiva. Quando surge um problema, a primeira reação dele geralmente é: ‘Como podemos resolver isso?’ ou ‘Qual é a melhor solução para esse problema?’ Uma das frases favoritas dele é: ‘A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso.’ Meu pai não é perfeito — é claro que ele fica estressado às vezes. Mas ele nunca se deixa vencer por um problema. Para mim, ele é um bom exemplo de alguém que sabe lidar com o estresse.”


                                                             Credito da pesquisa:


  •                                                    Copyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania


  • SHARE

    Maiorprojeto

    • Image
    • Image
    • Image
    • Image
    • Image
      Blogger Comment
      Facebook Comment

    Aproveite as ofertas

    Mais vistos

    Manoel Leandro. Tecnologia do Blogger.

    Aproveite as ofertas