Como conversar sobre sextng

[Foto na página 4]
AJUDA PARA A FAMÍLIA | CRIAÇÃO DE FILHOS
Como conversar com seu filho sobre sexting
O DESAFIO
Você ouviu dizer que sexting é comum entre os jovens. Daí você se pergunta: ‘Será quemeu filho também faz isso?’
[Foto na página 4]
Você quer conversar com ele sobre isso — mas como? Veja primeiro por que alguns jovens acabaram se envolvendo com sexting e por que isso é preocupante.*
POR QUE ACONTECE
• Alguns adolescentes enviam mensagens sexualmente explícitas para flertar com alguém de quem eles gostam.
• Numa outra situação, uma garota envia uma foto de si mesma nua ou seminua porque foi pressionada a fazer isso por um garoto.
• Às vezes um menino repassa uma foto sexualmente explícita de uma menina paradivertir seus amigos ou para se vingar quando o namoro termina.
Seja qual for o motivo, um adolescente com um celular pode acabar se metendo em muitos problemas. O livro CyberSafe (Segurança na Internet) diz: “Com um simples clique, vidas podem ser mudadas para sempre.”
Muitas pessoas não fazem ideia de que, uma vez que a foto é postada na internet, perde-se o controle de como ela vai ser usada. Por exemplo, um relatório do Departamento Federal de Investigações dos Estados Unidos (FBI) cita o caso de uma jovem de 18 anos que “se suicidou quando soube que centenas de alunos da escola haviam recebido uma foto dela nua, a mesma foto que ela havia enviado por celular a seu namorado. Parece que outros jovens continuaram a repassar a foto e começaram a assediar a garota”.
Sexting também pode ser considerado crime. Por exemplo, em alguns lugares, menores de idade que enviaram imagens sexualmente explícitas a outros menores foram acusados de pornografia infantil e fichados como criminosos sexuais. Os pais também podem ser acusados se o nome deles estiver no contrato da operadora de celular ou se eles não tomarem medidas para impedir que o filho envie esse tipo de mensagem.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Crie regras claras. Embora não tenha pleno controle sobre como seu filho usa o celular, você pode fazer com que ele conheça as regras — bem como as consequências de quebrá-las. Lembre-se de que, como pai ou mãe, você tem o direito de saber como seu filho está usando o celular. — Princípio bíblico: Efésios 6:1.
Ajude seu filho a raciocinar sobre o assunto. Você poderia perguntar: “Dizem quesexting está na moda. Mas o que é sexting mesmo?” “Que tipo de foto você acha que é indecente?” “Em alguns lugares é crime um menor de idade enviar uma foto de outra criança ou adolescente nu. Você acha que isso é tão sério assim?” “Por que sexting é imoral?” Preste bem atenção nos argumentos de seu filho e ajude-o a pensar no que acontece depois de apertar o botão “enviar”. — Princípio bíblico: Hebreus 5:14.
 exemplos de situações que podem acontecer. Você poderia dizer a sua filha: “Imagine que um garoto está pressionando uma garota a enviar uma foto indecente para ele. O que ela deveria fazer? Enviar a foto porque ela não quer perder a amizade dele? Recusar o que ele está pedindo, mas flertar com ele mesmo assim? Acabar com a amizade? Contar a um adulto o que está acontecendo?” Ajude sua filha — ou filho, se for o caso — a raciocinar sobre o assunto. — Princípio bíblico: Gálatas 6:7.
Apele para o lado bom de seu filho. Faça perguntas como: “Você acha importante ter uma boa reputação? O que você quer que as pessoas pensem de você? Se você humilhasse alguém por repassar uma foto indecente dele, como você se sentiria depois? E como você se sentiria se fizesse o que é certo?” Ajude seu filho a ‘ter uma boa consciência’. — 1 Pedro 3:16.
Seja um bom exemplo. A Bíblia diz que a sabedoria divina é casta e sem hipocrisia. (Tiago 3:17) Será que suas ações, como pai ou mãe, combinam com essas palavras? “Precisamos ser bons exemplos por não ver imagens e sites que podem ser considerados indecentes ou ilegais”, diz o livro CyberSafe.
[Nota(s) de rodapé]
Sexting” significa enviar mensagens, fotos ou vídeos sexualmente explícitos pelo celular. Para mais informações, acesse o site www.jw.org e leia o artigo on-line “Os Jovens Perguntam — O que preciso saber sobre sexting?” 
SUGESTÕES
Se você ou seu filho achar constrangedor conversar sobre sexting, tente o seguinte:
  Primeiro, descubra o que seu filho sabe sobre esse assunto. Você poderia dizer: “Muita gente tem falado sobre sexting. Isso é tão comum assim?”
  Depois, descubra o que ele pensa sobre jovens que praticam sexting. Você poderia perguntar: “Será que esses jovens realmente entendem as consequências disso?”
  Pergunte a seu filho o que ele faria se recebesse uma mensagem sexualmente explícita. Daí, você poderia dizer: “Então, vamos decidir o que você deve fazer numa situação assim.”
  Dica: Você poderia mencionar uma notícia para começar a conversa. Por exemplo: “Eu li sobre o que aconteceu numa escola. Enviaram uma foto sexualmente explícita de uma aluna para a escola inteira. Já aconteceu isso com alguém que você conhece?”

               Credito da pesquisa:Copyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
SHARE

Maiorprojeto

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Aproveite as ofertas

Mais vistos

Manoel Leandro. Tecnologia do Blogger.

Aproveite as ofertas